HIATE DE SETUBAL


O Hiate de Setúbal, originário da Holanda, surge em Portugal no início do século XVII. Navio de carga dotado de uma nova geometria de mastros e velas pode dizer-se que é fruto da relações comerciais entre os dois países.

O Sal de Setúbal, dotado da particularidade única de branquear o peixe em processo de salga, era um produto muito procurado pelos países do norte da Europa. O seu papel é pois fundamental no aparecimento do Hiate de Setúbal nas costas portuguesas.

Para se perceber a importância deste tipo de embarcação na nossa navegação comercial, basta referir que em 1864 os Hiates representavam mais de 50% da tonelagem dos navios de arqueação inferior a 100m3 da frota mercante portuguesa, chegando essa percentagem a atingir os 95% no Porto de Setúbal.

Esta embarcação manteve-se a navegar, servindo os 40 portos fluviais do Rio Sado, até 1970. O Clube Naval Setubalense, percebendo a profunda ligação histórica e cultural do Hiate de Setúbal às populações ribeirinhas ao rio e ao estuário do Sado, decidiu em 1993 recuperar esta embarcação que foi suporte importante do desenvolvimento económico da região. Projetado com base em desenhos existentes no Museu da Marinha e executado de uma forma rigorosa, o atual Hiate de Setúbal é uma cópia fiel desse incansável navio, que, intrépido, enfrentava também mares bravos, muito diferentes das clamas e azuis águas do Rio Sado.

Hoje, o Hiate de Setúbal voltou a ser uma realidade palpável, navegando já, não ao serviço da mercancia, mas como embarcação escola do Clube Naval Setubalense e também como embarcação de lazer preparada para a realização de cruzeiros que permitem admirar as belezas do Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado.

Custo para sócios do CNS

Período de 2/3 horas 400,00 Euros
Dia completo 5/6 horas 625,00 Euros

Custo para Escolas

Período de 2/3 horas 275,00 Euros
Dia completo 5/6 horas 490,00 Euros

Sinal de 50Euros (pelo período de 3 horas) e 100Euros (pelo dia completo), não reembolsável em caso de desistência. Percurso efectuado: De acordo com as condições climatéricas e de maré.

Número máximo de pessoas: 36