Atletas do Clube Naval Setubalense, sagram-se Campeões Nacionais em Remo 29 de Março 2014

Decorreram no passado domingo dia 23 de Março de 2014, em Merles ( Gondomar ), no Douro onde as condições para a pratica da modalidade de remo, são excecionais, os Campeonatos Nacionais de Fundo em Remo. O Campeonato contou com cerca de 500 atletas de ambos os sexos, num total de 129 tripulações (de 1, 2,4 e 8 remadores) em representação de 21 Clubes de todo o país. O Clube Naval Setubalense, participou com 4 atletas, dois do escalão de juvenis masculinos (Dinis Costa e Vasco Lemos) e dois do escalão de juniores (Afonso Costa e Miguel Mendes).

O atleta do Clube Naval Setubalense, Dinis Costa sagrou-se Campeão Nacional em Skiff Juvenil Masculino, entre 24 atletas participantes dos 21 Clubes que participaram no Campeonato Nacional. A prova de 3.000 metros, foi bastante disputada ao longo de todo o percurso, tendo no entanto o atleta Setubalense, estado sempre a frente do seu principal adversário o atleta da Associação Académica de Coimbra, onde e nos últimos 250 metros a vantagem acentuou-se, tendo terminado o atleta Dinis Costa com uma vantagem de 8 segundos e perfazendo o percurso em 12 minutos e 16 segundos, com cerca de 4 barcos a frente do 2º classificado que foi o atleta da Associação Académica de Coimbra e do atleta do Viana Remadores de Lima que ficou em 3º lugar.

O atleta também do Clube Naval Setubalense, Vasco Lemos, participou na prova de Skiff Juvenil e sendo somente a segunda prova de âmbito Nacional em que o mesmo participa num honroso 16º lugar, com o tempo de 13 minutos e 43 segundos, entre os 24 atletas participantes.

Uma das novidades este ano introduzida pela Federação Portuguesa de Remo, foi a possibilidade de participarem tripulações mistas de Clubes nos barcos longos (de 4 e 8 remadores), esta novidade permitiu ao Clube Naval Setubalense, juntar 2 dos seus atletas com 2 atletas do Clube Naval Barreirense e assim competirem num 4X Júnior Masculino. Houve assim uma tripulação mista por parte de dois Clubes emblemáticos e históricos do distrito de Setúbal, tripulação essa que foi constituída pelo atleta Afonso Costa  e Miguel Mendes, ambos do Clube Naval Setubalense e pelos atletas João Raposinho e Miguel Costa, ambos do Clube Naval Barreirense,  tendo alcançado o titulo de Campeões Nacionais em Quadri-Scull  Júnior Masculino.

A prova de 6.000 metros, foi muito disputada do princípio até ao seu final, tendo a tripulação do Clube Naval Setubalense sido sempre acompanhada pela tripulação do Real Clube Fluvial Portuense, onde nos últimos 500 metros a tripulação Setubalense aumentou a sua vantagem, tendo finalizado a prova com cerca de 10 segundos de vantagem sobre o seu grande concorrente e com um tempo total de 20 minutos e 28 segundos. O pódio desta prova, foi assim completado com a tripulação da Associação Naval de 1º de Maio, que ficou em 3º lugar.

Convém referir que três destes remadores que se sagraram Campeões Nacionais (Afonso Costa – Clube Naval Setubalense e o João Raposinho e o Miguel Costa do Clube Naval Barreirense) estão envolvidos no processo de seleção e integração dos mesmos na Equipa Nacional de Juniores da Federação Portuguesa de Remo.